SOBRE A FOTOGRAFIA TERAPÊUTICA

Fotografo e dores, revelações, entregas, enraizamentos, desbloqueios, elevações. Plasmo na imagem o que quer que esteja acontecendo na alma feminina.

(em construção)

JULIA PÁ

Estudo há 11 anos os arquétipos, a imagética simbólica e energética do feminino (em vários países do Mundo e no meu mundo interno) e trago esses elementos em meus ensaios de fotografia terapêutica.

Meu caminho começou em 2007. Após concluir meu mestrado em Estudos para o Desenvolvimento na Universidade de Sussex, Inglaterra, trabalhei no Banco Mundial com projetos sociais na África, Ásia e América Latina. Eu rodava o mundo e ia vendo a força das mulheres das aldeias, das favelas. Nessa época, eu ainda não conhecia o poder do meu feminino. 

Decidi mergulhar mais fundo. Fui mochilar sozinha por um ano, fotografando as mulheres do mundo. Mas eu senti que queria mais do que estar sempre de passagem, sem conhecê-las na profundidade do Ser. Então criei o Projeto 13 Luas: resolvi ir viver dentro da casa de mulheres em comunidades isoladas pelo mundo, para aprender através do meu corpo (trabalhando, comendo e vivendo como elas), de onde vem a força do feminino delas. O site do projeto tem mais informações: 13luas.com.

Essa exploração do feminino fora culminou em uma necessidade de buscá-lo dentro de mim, e assim fui parar no coração Amazônia para estudar o Sistema de Florais da Amazônia. O caminho das flores me era natural, pois elas são a parte feminina da planta: a força e a sabedoria da natureza que existe dentro e fora de nós. O chamado para a terapêutica do feminino foi forte. Comecei a atender com os Florais em sessões individuais e criei as Jornadas onde caminhamos juntas em um grupo de mulheres desvendando nosso centro pulsante.

A minha paixão pela fotografia trouxe o encaixe: arte e terapia entrelaçadas. O retrato ao mesmo tempo eterniza e transforma cada pedaço nosso. Como espelho da ânima, a imagem chega onde a palavra não chega, e tem um poder curativo em si mesma. Passei a fotografar processos internos: tiro fotos de dores, revelações, entregas, enraizamentos, desbloqueios, elevações. Plasmo na imagem o que quer que esteja acontecendo na alma feminina.

JULIA PÁ

61  98321 9370

CLN 214 bloco C sala 109

  • Grey Instagram Icon
  • Facebook